Treinamento de Procissão do Fogaréu termina em Tumulto

IC News Date:
19-Jul-2015
Media Type:
Television
Online (website)
Audience Scope:
Nearby cities
OOC: The Procession of the Fogaréu it is one of the most traditional events of Holy Week in Brazil. During the ceremony the farricocos (the people dressed in medieval robes and hoods that accompany processions of penitence - similiar the robes of KKK) simulate the arresting of Jesus by running through the streets of the town at midnight with torches to the sound of drums. The darkness, the torches, and the speed of the men with covered faces create a medieval atmosphere, frightening and exciting.
Fiéis participaram de um treinamento para a Procissão do Fogaréu em toda Região Bragantina, o evento religioso visa enaltecer a fé ao reviver a paixão e morte de Jesus Cristo na região e de acordo com a diocese será encenada oficialmente ano que vem.
De acordo com Irmã Clarice, responsável por coordenar os treinamentos para o evento, cerca de 9 cidades em toda região também tiveram fíeis disposto a se voluntariar para a encenação que ocorrerá ano que vem "É algo totalmente novo, e estamos muito entusiasmados com a população nos apoiando e querendo participar!" diz a irmã. Porém, devido a um descuido um acidente com fogo na cidade de Francisco Morato iniciou um pequeno foco de incendío e algumas pessoas ficaram levemente feridas. A diocese da região está com projetos voltados para a área e já realizou ações sociais para reconfortar as vítimas.
Não Conhece a Procissão? O Jornal TEM Explicar!
A Procissão do Fogaréu é uma tradicional procissão católica realizada anualmente na cidade de Goiás, na quarta-feira santa, e que vem sendo copiada por inumeras cidades pelo Brasil.
A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e tem início às 0:00 da quarta-feira santa, com a iluminação pública apagada e ao som de tambores, à porta da Igreja da Boa Morte, na praça principal da cidade. Os penitentes, vestidos em indumentária especial e representando soldados romanos, seguem então para a escadaria da Igreja de N. S. do Rosário, onde encontram a mesa da última ceia já dispersa. Em seguida, avançam na direção da Igreja de São Francisco de Paula, que simboliza o Jardim das Oliveiras, onde se dará a prisão de Cristo. Este é representado por um estandarte de linho pintado em duas faces, obra do artista plástico oitocentista Veiga Valle.
A Procissão do Fogaréu foi introduzida em Goiás pelo padre espanhol Perestelo de Vasconcelos, em meados do século XVIII. A indumentária utilizada pelos penitentes caracteriza-se por uma túnica comprida e e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa na Espanha. Trata-se, com efeito, de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade.
IC News: Source Details
Questions about this article? Here's who to contact: