Apreensões de adolescentes aumentam 484% em Jundiaí

IC News Date: 
30-Jul-2015
Media Type: 
Television
Radio
Online (website)
Audience Scope: 
Nearby cities


O número de adolescentes em conflito com a lei em Jundiaí aumentou no primeiro semestre desse ano. Comparado com o mesmo período do ano passado, os seis primeiros meses de 2015 representaram uma subida de 72,8% no total de menores detidos em flagrante e 311% nos apreendidos por mandados judiciais, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. De acordo com o juiz da Vara da Infância e Juventude tráfico de entorpecentes é o delito mais reincidente.
 
Entre janeiro e junho, 273 adolescentes foram apreendidos em flagrante na cidade e 38 por mandados expedidos pelo juiz.. “Temos sentido que há mais jovens em conflito com a lei recentemente. Geralmente são adolescentes a partir de 15 anos de idade”, reforçou o juiz - contudo ele não soube informar se os dados refletem mais atividade policial ou realmente um aumento na quantidade de infratores. “Pode ser que o policiamento tenha se tornado mais efetivo.”
 
Na semana passada oito adolescentes foram detidos em flagrante pelo 14º Batalhão de Polícia Militar do Interior. Sete deles foram encaminhados à Fundação Casa por tráfico de entorpecentes. O oitavo foi apreendido com produtos furtados e será processado em liberdade por receptação.
 
Segundo o juiz, o tráfico de drogas é o delito mais comum dentre as apreensões. "Jundiaí segue a mesma linha do restante do País. Os menores se tornaram a mão-de-obra que a atividade do tráfico mais demanda." Em segundo lugar destacam-se os roubos.
 
Punições - A Justiça procura encaminhar os adolescentes para a ressocialização. Até 12 anos de idade são considerados crianças e encaminhados para medidas de proteção. Dos 12 aos 18 anos os casos são analisados de acordo com a gravidade e enquadrados em cinco medidas socioeducativas. Quando o adolescente é apreendido com pouca droga ou por furtos e atos infracionais de menor potencial ofensivo costuma ser encaminhado para uma medida, que varia entre advertência, reparação do dano cometido, prestação de serviço à comunidade, etc - porém esses casos mais leves estão se tornando raros na violenta cidade.

Running sports2020 Release Air Jordan 1 High OG "Dark Mocha" 555088-105

IC News: Source Details

Questions about this article? Here's who to contact:

IC News by Chronicle

IC Articles by State (U.S. Only)